sobre comunicação não agressiva

no local onde eu trabalho uma menina estagiaria (tambem sou estagiario) perguntou se eu anotei x y e z sobre quem ligou, e eu disse que só anotei x pois com o x se descobre o restante (estou ocultando os dados para evitar vazamentos)


porem um colega de trabalho disse que a guria falou mal comigo, disse que foi agressiva na fala, e eu respondi que não, ela não foi agressiva na fala só falou normalmente


podemos perceber aqui que há um problema com o conceito de comunicação não agressiva, ela se baseia em algo subjetivo, a forma como o receptor reage emocionalmente a mensagem, e qual é o problema?


o problema é que uma mensagem simples e nada problematica, mesmo sendo normal dependendo de quem ouve se sente mal e diz que o enviador foi grosseiro


não é possível saber como alguém reagirá a uma mensagem nem sendo capaz de ler mentes, pois isso envolve prever o futuro, sendo assim oque teria que ser feito é a criação de um criterio objetivo x que independesse de emoção e tals, quando alguém dissesse que foi uma comunicação agressiva verificássemos o critério x sobre a mensagem para assim avaliar se foi mesmo agressivo, caso não fosse responder a ele que suas emoções não correspondem a realidade

e esse problema vai alem, nos ultimos tempos estão falando que eu sou desrespeitoso em minhas falas simplesmente porque o receptor se sentiu desrespeitado

sabemos que as emoções e até mesmo os sentidos humanos podem não corresponder a realidade, isso acontece, gente que fica com uma emoção x que não corresponde a realidade fisica ao redor ou sofre ilusão de otica

e porque isso não pode ser extendido a essa questão de respeito, pois pode ser que a pessoa ache que nos estamos sendo desrespeitosos simplesmente porque ela tem um ego inflado (que não corresponde a realidade) e assim fique acusando a gente de desrespeito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não faz aceptação de pessoas

Oque garante interpretação correta

sobre o nivel de leitura no Brasil